I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como cuidar de nossas vozes

Como sabemos, a voz é o principal instrumento de integrantes de um coro. Ela (a voz) é algo tão característico e importante como a nossa própria impressão digital. É através das nossas vozes que expressamos nossos sentimentos, ela é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo assim o som.
Quem utiliza a voz para cantar em coros, em grupos vocais ou em outras atividades onde a voz é essencial deve ter alguns cuidados para que seja mantida a integridade vocal. Vejamos alguns desses cuidados:

  1. Deve-se beber, em média dois litros de água por dia em temperatura ambiente.
  2. Durante a atividade vocal (no nosso caso, nos ensaios e apresentações), deve-se beber alguns goles de água para que haja uma “lubrificação” da garganta. A água deve estar na temperatura ambiente para evitar o choque térmico, pois as cordas vocais vão estar aquecidas.
  3. Evitar o consumo de leite, chocolate e seus derivados antes dos ensaios e apresentações.
  4. Devemos consumir alimentos fibrosos como a maçã, por exemplo, pois estes agem limpando a boca e a faringe.

Devemos principalmente ouvir os conselhos do nosso maestro e levarmos para os ensaios uma garrafa com água, para que nos intervalos possamos lubrificar a garganta com água, que esteja de preferência na temperatura ambiente.

1 comentários:

Anne Elize disse...

Tudo bem amei toda essas dicas mais eu viver sem chocolate é muito dificel mais vol tentar
oque não fazemos pelo coral a e amei o blog!!!

About Me

Coral da Estaca Camaragibe
O Coral da Estaca Camaragibe foi formado com intuito que julgamos todo o Coral da Igreja deve ter que é de louvar ao Senhor. Em meados de novembro de 2009, a antiga formação do Coral da Estaca foi restaurada com a Regência do Maestro Eduardo Oliveira dos Santos, mas desta vez, haviam apenas integrantes da Ala São Lourenço. Em 2011, o Coral deu um novo passo: mais pessoas reconheceram o trabalho do Coral, que se apresentou duas vezes na Sede do Instituto Recife Norte para todas as Estacas de Pernambuco, e esse reconhecimento gerou a vontade em algumas pessoas de retornar ou de começar uma trajetória no Coral. Voltamos a ser de novo um Coral que abrange toda a Estaca e estamos melhorando a cada dia, a cada ensaio. É claro que nem tudo está perfeito mas com trabalho e dedicação podemos melhorar cada dia mais. Vamos lá coral
Ver meu perfil completo